www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

5N62V

Descrição do conjunto de radares, características técnico-táticas

Figura 1: 5N62V

Figura 1: 5N62V

Especificações Técnicas
Banda da frequência: bande C
Intervalo de repetição
de pulsos (PRT):
Freqüência de repetição
de impulsos (PRF)
:
Largura de pulso (τ):
Período de recepção:
Período de descanso:
Potência de pico:
Potência média:
Alcance instrumentado:
Resolução da distância:
Precisão:
Largura do feixe:
Número de impulsos recebidos:
Velocidade de
rotação da antena
:
MTBCF: 5 000 h
MTTR:

5N62V

O 5N62V (Cyrillic: 5Н62В; designação NATO: Square Pair) é um radar de orientação de mísseis para o sistema de mísseis terra-ar S-200V (designação NATO: SA-5 Gammon).

A versão original S-200A com o nome de código Angara (Cyrillic: «Ангара») foi desenvolvida desde 1958 e tinha um alcance de até 180 km. A versão seguinte S-200V, codinome Vega (Cyrillic: «Вега»), apareceu a partir de 1970 com um alcance de até 240 km. A partir de 1975, a versão S-200D, codinome Dubna (Cyrillic: «Дубна»), estava disponível com um alcance de até 300 km. Esta versão é alegadamente também capaz de disparar mísseis com uma ogiva nuclear.

O radar é um radar de iluminação para rastreamento de alvos semi-ativos com diferentes antenas para transmissão, recepção e envio de comandos de mísseis. Ele usa dois modos de operação: radar de onda contínua não modulada com uma avaliação da freqüência Doppler do alvo e radar de onda contínua bifásico codificado para medir o alcance do alvo. Devido às limitações técnicas de um radar de ondas contínuas, o radar de orientação de mísseis só podia acoplar um único alvo de cada vez.

A energia de transmissão foi gerada por um klystron tipo K-89. A freqüência de transmissão é estabilizada por quartzo e é fornecida por uma série de multiplicadores de freqüência. Infelizmente, nenhuma informação é publicada sobre a altura da freqüência de transmissão. Entretanto, devido à classificação das antenas (relação entre o comprimento de onda e a área da antena e o ângulo de abertura), é possível que ela esteja na banda S.

No início dos anos 80, a versão Vega também foi exportada para outros estados do Pacto de Varsóvia sob a designação S-200VE (Cyrillic: «С-200ВЭ»).