www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar - Guerra Eletrônica

Medidas de suporte eletrônico (ESM)

Figura 1: EL/L-8300 Sistema Inteligência de Sinais para cobertura da faixa de freqüência de 0,03 a 40 GHz.

Figura 1: EL/L-8300 Sistema Inteligência de Sinais para cobertura da faixa de freqüência de 0,03 a 40 GHz.

Medidas de suporte eletrônico (ESM)

Existem dois tipos básicos de ESM:

Os sistemas ELINT e COMINT são altamente dependentes do computador digital para fornecer todas as funções de análise. O software no qual essas funções são baseadas é inserido antes de qualquer missão operacional e executará a análise necessária em vários sinais. A base de dados média conterá 2.000 ou mais pulsos conhecidos pelos sistemas de radar, em muitos casos, pode ser reprogramada pelo operador para armazenar sinais não identificados para posterior processamento e análise. O processamento envolvido consiste em três etapas:

A combinação de ELINT e COMINT é conhecida como Inteligência de Sinais (na sigla inglesa, SIGnals INTelligence, SIGINT).

Inteligência Eletrônica (ELINT)

Para a proteção de sistemas, o ELINT é vital, pois fornece não apenas a detecção de direção, mas também a análise dos sinais de entrada fornecendo aviso imediato de radares do oponente, incluindo sistemas de vigilância, controle de incêndio e direcionamento de mísseis. Sinais de radar são interceptados por um receptor e advertido sendo analisado por um processador que fornece uma ampla gama de parâmetros, incluindo direção, tipo de radar, freqüência, Freqüência de Repetição de Pulso (PRF) e tipo PRF. Estes parâmetros são geralmente suficientes para caracterizar o tipo de emissor, e a identificação completa é então realizada comparando o sinal analisado com parâmetros do emissor hostis e amigáveis armazenados em uma base de dados dentro do sistema. A análise dos sinais e o aviso de ameaça são instantâneos e permitem o início de contramedidas de interferência ou chamariz.

Para aeronaves, navios e veículos de combate blindados, sistemas eficazes de alerta são essenciais para a sobrevivência no ambiente de ameaças eletromagnéticas no campo de batalha moderno. Os receptores de aviso mencionados no parágrafo anterior estão sendo continuamente atualizados para lidar com as ameaças mais recentes. Estes receptores são normalmente equipamentos de vídeo em cristal ou super-heteródino, ambos com suas próprias vantagens. Os receptores de vídeo de cristal, banda estreita ou banda larga, podem operar em uma faixa de freqüência de 0,5 a 40 GHz, cobrindo todas as transmissões de radar, exceto aquelas na faixa de onda milimétrica de 94/95 GHz. Eles são eficazes contra transmissores de ondas contínuas e de espalhamento espectral, freqüência-agil e PRI-ágil. Os receptores super-heteródinos são mais caros, mas fornecem uma cobertura de 0,01 a 40 GHz com um alto nível de sensibilidade, e ampla largura de banda.

Inteligência de comunicações (COMINT)

COMINT provê a interceptação, direção e análise de transmissões hostis, principalmente para avaliar os movimentos e intenções das forças opostas. A análise dos sinais fornece informações valiosas sobre as intenções para fins de comando e controle, e os sistemas mais recentes fornecem ao operador a capacidade de detectar e analisar sinais incomuns e complexos, bem como instalações de interceptação e DF. O equipamento receptor é freqüentemente aliado a um sistema de processamento e exibição baseado por computador, de modo que a posição automática no globo possa ser realizada com o uso de estações DF controlada remotamente. Formas de onda espectrais são normalmente fornecidas, juntamente com amostras que incluem o tipo de transmissão, frequência, modulação e outros parâmetros do sinal. Esses parâmetros são usados para determinar os tipos de comunicação e sistemas de radar em uso, sejam eles móveis ou estáticos, a direção de qualquer movimento e assim por diante. A detecção e análise de multisinais são fornecidas em quase todos os equipamentos, exibindo no mapa a informação interceptada dando ao comandante do campo de batalha um quadro geral da situação tática e eletromagnética.

Referência: