www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

Qual é a diferença entre o radar primário e o secundário?

Características comparativas de

radar primário e

A principal característica dos dispositivos de radar primário é que eles operam com um sinal de eco passivo. Os pulsos de alta freqüência emitidos são refletidos pelo alvo e depois recebidos pelo mesmo dispositivo de radar. Assim, a causa direta do sinal de eco refletido é o sinal sonoro emitido pelo dispositivo de radar.

radar secundário

Os dispositivos secundários de radar funcionam segundo um princípio diferente: eles reagem ativamente ao sinal emitido. O dispositivo de radar secundário também emite um sinal sonoro chamado sinal de solicitação. Quando este sinal atinge o alvo, é recebido pelo transponder ativo de bordo onde é processado. Isto é seguido pela formação e transmissão de um sinal de resposta em uma freqüência diferente contendo a mensagem de resposta.

Ambos os tipos de sistemas, devido a seus diferentes princípios de projeto, têm suas vantagens e desvantagens. O radar primário fornece assim informações confiáveis sobre as coordenadas angulares, altitude e alcance do alvo. Ao mesmo tempo, o radar secundário pode obter informações adicionais, tais como sinais de identificação de país e altura. Esta última é uma característica muito útil, pois a precisão das medidas de altura por altímetros aéreos é maior do que a dos altímetros de solo.

Note que o radar secundário requer equipamento especial a bordo. Entretanto, isto permite uma redução significativa na potência do transmissor, mantendo o mesmo valor máximo de alcance que no caso do radar primário. Isto é facilmente explicado pelo fato de que a potência irradiada entra na equação do radar junto com o dobro do alcance até o alvo no caso de radar primário e alcance único no caso de radar secundário:

Fórmula de radar

Figura 1: Gráficos de calibração do receptor, diferentes sensibilidades do receptor de radar primário (PSR) e secundário (SSR)

Figura 1: Gráficos de calibração do receptor, diferentes sensibilidades do receptor de radar primário (PSR) e secundário (SSR)

Como uma aproximação, podemos assumir uma redução na potência do transmissor por um fator de 1000. Isto significa que, neste caso, um transmissor mais simples, compacto e barato pode ser usado. O receptor pode ter pior sensibilidade, já que a potência dos sinais de resposta ativa é maior do que a potência do eco passivo. Entretanto, pela mesma razão, o impacto negativo dos sinais de lóbulos laterais recebidos é aumentado. Por esta razão, ao construir radares secundários, medidas adicionais são geralmente tomadas para suprimir os sinais de lóbulos laterais.

Como a transmissão e a recepção ocorrem em frequências diferentes, não há interferência passiva e, portanto, não é necessário um sistema de seleção de alvos móveis. Por outro lado, com a supressão ativa de interferências, nenhuma mudança de freqüência é possível. A interferência específica decorrente do uso de dispositivos de radar secundários leva à necessidade de soluções de circuitos adicionais.