www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

Aplicações do radar biestático

Radar biestático para observação meteorológica

Figura 1: Radar Doppler monoestático com receptores de radar biestáticos

Aplicações do radar biestático

Radar biestático para observação meteorológica

Uma rede de radar biestático que consiste em três receptores passivos biestáticos e um radar monostático, ou seja, um radar de polarização Doppler do tipo POLDIRAD que transmite e recebe do mesmo local, foi instalada em torno de Oberpfaffenhofen pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR). Os tópicos de pesquisa atuais são os campos de vento bidimensionais e tridimensionais determinados por meio de três receptores biestáticos. Além disso, são realizadas investigações para reduzir os erros nas medições do campo de vento, a fim de poder usar essas medições como base para modelos meteorológicos.

Mais informações: http://www.pa.op.dlr.de/
e no capítulo Radar meteorológico nesta página da Internet.

militärische Anwendung des Bistatischen Radars
Rampa de
lançamento
CWIR
Ângulo lateral
e de elevação
Antena de proa
Antena de cauda

Figura 2: O sistema de orientação HAWK é um radar biestático em sua fase final.

Aplicação militar do radar biestático

As técnicas de radar biestático também são usadas com frequência para orientação de mísseis antiaéreos.

Busca de alvos semiativa

A operação da busca de alvos semi-ativa é a seguinte: A energia emitida pelo sistema de orientação terrestre e refletida pelo alvo é recebida no míssil. Ao mesmo tempo, o míssil também recebe os sinais emitidos pelo sistema de orientação em terra. Com base nessas informações, o míssil calcula suas correções de curso.
Exemplo: Hawk

Rastreamento via míssil

Do ponto de vista do foguete, esse é um procedimento de orientação passiva. Após o lançamento, o míssil é detectado pelo radar. Os comandos de controle e o feedback do míssil formam o loop de controle com o computador do sistema de armas. Na fase final do voo, o míssil detecta o alvo com um receptor de radar no nariz e transmite os dados para a estação terrestre. A partir disso, são calculados comandos de controle mais precisos e o curso é corrigido.

Exemplos: Unidades de radar dos complexos de mísseis de defesa aérea AN/MPQ-53 („Patriot“) e 30N6E „Flap Lid“ (SA-10 „Grumble“)