www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

Sinal modulado de frequência linear escalonada

banda de frequência
efetiva
banda de frequência
sintonizável

Figura 1: Sinal modulado em frequência linear escalonada

τ
banda de frequência
efetiva
banda de frequência
sintonizável

Figura 1: Sinal modulado em frequência linear escalonada

Sinal modulado de frequência linear escalonada

O sinal modulado por frequência linear escalonada (Stepped chirp waveform) é um novo conceito que visa melhorar a resolução de alcance dos radares de compressão de pulso existentes. Esse método é ideal para obter alta resolução de alcance em um sistema de radar que tem uma largura de banda efetiva limitada, mas cujo transmissor tem uma largura de banda sintonizável muito maior. Esse é exatamente o caso quando vários radares do mesmo tipo estão operando na mesma banda de frequência e a interferência mútua precisa ser minimizada.

No radar de compressão de pulso, a largura de banda do sinal emitido é uma medida da resolução do alcance. A resolução de alcance de um radar é inversamente proporcional à largura do espectro do sinal de sondagem.

Um sinal modulado por frequência linear escalonada é um sinal modulado por frequência linear dividido de modo que o resultado seja uma sequência de subpulsos de banda estreita (cada um com modulação de frequência linear) que geralmente podem se sobrepor em frequência. No entanto, se a faixa de frequência do sinal de sondagem pelos subpulsos for estendida até o valor da faixa ajustável e os sinais de eco recebidos forem acoplados a frequências portadoras, esse sinal composto terá uma largura de banda substancialmente maior. Consequentemente, a resolução da faixa pode ser aprimorada. O receptor é sintonizado na faixa de subpulsos de banda estreita, alcançando assim um alto nível de supressão de sinais de radar que operam em outras sub-bandas.

O radar emite e recebe subpulsos um de cada vez, sintonizando o transmissor e o receptor de uma sub-banda para a seguinte. Os subpulsos não devem ser transmitidos em ordem crescente de frequência (por exemplo, o sinal é composto no código Costas), o que complica seu processamento. Nesse caso, a escolha do subpulso a ser irradiado deve se adaptar à sub-banda livre atual.

Na prática, em um radar pulsado existente, como o ASR-E, é possível usar um sinal modulado de frequência linear escalonada e, por meio de modificação de software, obter uma resolução de alcance aprimorada. No entanto, isso não seria viável devido ao impacto negativo do algoritmo de processamento de sinal aprimorado no equilíbrio de tempo do radar. O motivo é que, com esse sinal, uma determinada célula de alcance será exibida somente depois que todos os componentes do sinal tiverem sido emitidos e recebidos.