www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

Radar de banda ultralarga

sistema convencional
de banda estreita
sistema
de banda
ultralarga
ruído
térmico

Figura 1: Um radar de banda ultralarga transmite em um amplo espectro com muito pouca potência.

sistema convencional
de banda estreita
sistema
de banda
ultralarga
ruído
térmico

Figura 1: Um radar de banda ultralarga transmite em um amplo espectro com muito pouca potência.

Radar de banda ultralarga

Um radar de banda ultralarga (radar UWB) transmite sinais sonoros em um espectro muito mais amplo do que os radares convencionais. Eles requerem muito menos energia de pulso, o que torna o transmissor de radar indetectável. O sinal transmitido é ainda menor do que o nível de interferência permitido de vários dispositivos elétricos (por exemplo, um secador de cabelo). Na maioria das vezes, são utilizados geradores de pulso com larguras de pulso extremamente curtas, inferiores a 1 ns.

O espectro destes pulsos extremamente estreitos se assemelha cada vez mais ao ruído branco à medida que os pulsos se tornam mais estreitos. Entretanto, estes pulsos extremamente estreitos também requerem uma largura de banda de recepção muito maior do que os radares convencionais.

A quantidade de espectro ocupada pelo sinal de transmissão do radar de banda ultralarga (ou seja, a largura de banda do sinal de banda ultralarga) é de pelo menos 25% da quantidade da freqüência central do transmissor. Portanto, uma freqüência central de 2 GHz tem uma largura de banda de 500 MHz e a largura de banda mínima de um sinal de banda ultralarga com a freqüência central de 4 GHz é então de 1 GHz. Larguras de banda superiores a 1 GHz são freqüentemente utilizadas.

Esta grande largura de banda requer montagens especiais para o radar de banda ultra-larga. A antena tem que ser de uma banda tão extremamente larga que muitas vezes várias antenas para diferentes bandas de freqüência são usadas em paralelo. Portanto, radiadores de buzina ou antenas Vivaldi são normalmente utilizados. Isto também significa que o receptor não pode mais ter uma freqüência ressonante. Qualquer ressonância na freqüência é de banda estreita e isto é exatamente o que deve ser evitado aqui.

Um exemplo de um radar de banda ultra larga típico é o radar de ruído pulsante utilizado para fins de treinamento. Este radar transmite pulsos individuais na freqüência central de 24 GHz com um comprimento na faixa de alguns nanossegundos e uma potência de pulso de 4 mW. Sua largura de banda é, portanto, de 8 GHz. Se este radar está transmitindo ou não, não pode ser determinado por medição externa, pois seus pulsos de transmissão não diferem do ruído ambiente.