www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

Quilômetro de radar / Milha de radar

Na prática do processamento de sinais de radar analógico, dois termos se tornaram estabelecidos, o que permite determinar a distância do alvo sem grandes operações aritméticas: o quilômetro do radar e a milha do radar.[1]

Estes termos indicam o tempo de trânsito necessário para um pulso de transmissão percorrer 1 quilômetro (ou seja, 1 km fora e 1 km atrás), e 1 milha (1 milha fora e 1 milha atrás), respectivamente. Ao contrário do termo literal radar quilômetro e milha radar não indicam uma distância, mas um tempo (de propagação).

1 quilômetro de radar = 2 · 1000 m = 6,66 µs (1)
3 · 108 m/s

 
1 milha de radar = 2 · 1852 m = 12,35 µs (2)
3 · 108 m/s

Aplicação prática: A divisão do tempo de trânsito de um sinal desde a emissão até a recepção do eco em 6,66 µs/km (12,35 µs/NM) dá diretamente a distância do alvo em quilômetros (milhas náuticas).

Como outro número que é prontamente utilizável para cálculos de capotagem de tempos de trânsito em radares monostáticos, a proporção é: 1 µs ≙ 150 m ou 1 ns ≙ 15 cm.

Origem dos termos

O termo „quilômetro de radar“ ou „milha de radar“ tem origem em um tempo em que os tempos de atraso para sinais de controle e pulsos ainda tinham que ser ajustados por meio de multivibradores monoestáveis para conjuntos de radares analógicos. Aqui estes termos deram uma ajuda na compreensão da conexão da velocidade da luz, tempo de atraso e distância. Nos dispositivos de avistamento, dependendo do visor (quilômetros ou milhas náuticas), esta relação foi mostrada à escala e, portanto, ou foi utilizado o termo „quilômetro radar“ ou „milha radar“.

Estes termos não são mais necessários na manutenção e reparo de equipamentos de radar modernos.

Fonte:

  1. Manuais de treinamento da Marinha dos EUA: NEETS - Naval Electrical Engineering Training Series (online)