www.radartutorial.eu www.radartutorial.eu Noções básicas de radar

Cálculo da altitude alvo

Figura 1: Cálculo trigonométrico da altitude

Figura 1: Cálculo trigonométrico da altitude

Cálculo trigonométrico da altitude

Figura 1: Cálculo trigonométrico da altitude

Cálculo da altitude alvo

Altitude do alvo é a distância de um alvo acima da superfície da terra (altura acima do solo). Nas equações ela é designada pela letra H. A altitude pode ser calculada a partir da distância do alvo R e do ângulo de elevação ε.

O seno de um ângulo em um triângulo em ângulo reto é definido como o cateto oposto dividido pela hipótese de uso

(1)

Com R para a hipotenusa, H para o cateto oposto e ε para o ângulo de elevação medido pela antena de radar, os seguintes resultados são obtidos:

H = R· sin ε

(2)

Em relação a um alvo real de vôo, entretanto, a altitude do alvo não pode ser calculada com tanta facilidade, pois as ondas eletromagnéticas na atmosfera experimentam uma refração nas transições da camada de ar (densidade diferente) e a superfície da terra tem uma curvatura. Isto porque o cálculo da altitude alvo não é apenas um cálculo de função angular em um triângulo, mas a curvatura da superfície terrestre que é válida para o local também deve ser levada em conta. Ambos os fatores são compensados em sistemas de radar com cálculo de altura integrado utilizando fórmulas complexas. Uma aproximação frequentemente utilizada é:

(3)

  • R = distância inclinada do alvo
  • ε = ângulo de elevação medido
  • re = raio de terra (aprox.: 6370 km)
  • (Esta fórmula é apenas uma aproximação!)

A influência da refração é geralmente assumida usando um raio de terra equivalente requiv = (4/3)·re para uma atmosfera padrão. Simplificado então o raio de terra com 8500 km é inserido na equação (3).